Comentários comentar

O MEC Livros é a biblioteca digital gratuita do Ministério da Educação.

A plataforma oferece milhares de obras, entre clássicos, best-sellers contemporâneos e livros em domínio público.

Para acessar, acesse o portal MEC Livros ou baixe o app (Android/iOS) e faça login com sua conta Gov.br.

Pense num app ruim e mal feito. A intenção é boa mas o app é ruim.

Boldt @guilhermeboldt - 3 semanas atrás

Se for elaborado pela mesma equipe do GOV, deve ser uma bosta mesmo.

Sabe o que é pior? Provavelmente os assalariados prestadores do serviço público nao devem ter desenvolvido essa maravilha, pq qualquer projeto jamais sairia.

Ai fizeram uma licitação, para alguém desenvolver esse m3rd4, essa empresa que ganhou é de alguém que conhece alguém e fez qualquer b0st4.

A população foi roubada 2x, pelo funcionalismo público e pela terceirizacao sem gestao.

Ooooooo lugar que nao da uma coisa certa.

Agora ve se o app do IR erra na malha fina

Gustavo @gustavoksf - 3 semanas atrás

Leia a lei de licitações e verá que não é simples fraudar uma.

Fora isso, o governo tem pessoal qualificado para produzir software de qualidade.

Em Engenharia de Software, há metodologias que buscam entregar a solução o mais rápido possível e, a partir daí, iterar melhorias gradativas corrgindo problemas.

Ressalto que não existe software sem problema.

geronimo @krimgrux - 3 semanas atrás

Concordo com você, conheço muitos exemplos de funcionários públicos que dão exemplo. Mas também existem os que não, e esses que deixam a má fama.

Nota do app é 4.
Percepção dos usuários ruim.
Licitação é tão difícil de fraudar queque nao tem casos da empresa do amigo do primo do prefeito.

E o funcionalismo público é tão bom que a população se fizesse uma pesquisa de satisfação de qualquer serviço (exemplo os correios) qual seria a nota?

Tu sabe que profissional do correio é CLT né? Eles só fazem o concurso, mas são contratados como Celetistas

Pra vc ver como o ecossistema de gestão do estado é disfuncional, mesmo no glorioso regime CLT

Gutto @s31l1a2 - 3 semanas atrás

A nota do app é 4 em 5. Ou seja, 80%.

Sim a nota é 4, foi isso que eu disse.

O Kindle está pronto, tem suporte garantido e certamente funcionaria uma parceria público x privado.

Ahhh nao custaria para desenvolver nem para dar suporte.

Ahhhh ia esquecendo, a nota é 4,6

Boldt @guilhermeboldt - 3 semanas atrás

Não é simples fraudar? Amigo... deixa pra lá, rsrsrs.

Paulo @25rz5jwy - 3 semanas atrás

Fraudar é dificil mas, ganha a licitação, é objetivo do contratado minimamente atender o termo de referência e se aproveitar de eventuais brechas deste.

Gustavo @gustavoksf - 3 semanas atrás

Amigo, você está equivocado.

Empregados públicos, estatutários, terceirizados e comissionados? Tudo isso compõe o funcionalismo público que você menciona. Além disso, há as diferentes esferas, federal, estadual e muncipal. Além dos poderes, judiciário, executivo e judiciário. Todos que trababalham nessa estrutura compõe o que você chama funcionalismo público. Policiais, professores, médicos, lixeiros, pessoal da saúde, gente que atua na área administrativa. Ninguém que trabalha aí presta? É isso mesmo que você está dizendo?

Com respeito à licitação, a fonte principal de informação é a lei 1443. Lendo-a, você verá que nenhum servidor público licita sozinho e que todo processo está sob escrutínio da população. Pesquise e verá que todo órgão tem uma página de transparência na qual você encontra todas as licitações, as quais pode fiscalizar. Se você tiver conhecimento de alguma irregularidade, pode formalizar uma denúncia no Ministério Público.

Lendo aqui me senti na Suíça.

As licitações funcionam, a segurança, educação, saude, logística, coleta seletiva, saneamento, tudo isso funciona incrivelmente bem para toda a população.

Isso porque nem falamos da justica, que é estamos na mísera posicao 78 no índice de justiça célere.

editado em 6 de jun. de 2026 19:24
Gustavo @gustavoksf - 3 semanas atrás

Seu engano é pintar tudo como se o Brasil fosse o pior dos mundos. Não é. Há muitos problemas no Brasil, mas a postura de "não tem mais jeito" não contribui em nada e escamoteia os avanços que ocorreram nas últimas décadas.

Concordo que nao ajuda em nada.

Mas vamos la. O que o setor público entrega bem no Brasil que nao seja coletar impostos?

Anderson @4ez8ujsh - 3 semanas atrás

Pesquisa aí sobre os rankings das universidades públicas vs das privadas e o número de transplantes feitos pelo SUS vs os feitos por planos de saúde.

Gustavo @gustavoksf - 3 semanas atrás

O órgão no qual trabalho entrega muito bem o que se propõe para a sociedade. Tem muitos problemas que me desagradam, mas é exemplar. Não vou dizer qual é, pois não quero me expor.

Universidades Federais também oferecem um serviço exemplar. Tem problemas? Claro.

Já trabalhei com licitações e, olha, tem empresa que é safada, faz de tudo para ludibriar e conseguir favores, além de merdas inacreditáveis por que não leram o contrato. Não todas, claro. Há empresas sérias.

Um problema que ocorre com frequência é que quando um político de direita alcança o poder, ele faz de tudo para enfraquecer o serviço público. Depois, quando o serviço fica ruim, fala que tem de vender e vende barato para iniciativa privada que oferece um serviço meia boca, pois seu objetivo não é bem público, mas lucro. Nesse processo, entram os jovens emocionados, reverberando a mesma ideia.

Anderson @4ez8ujsh - 3 semanas atrás

Perfeito, é isso mesmo.

Ze Seringa @zeseringa - 2 semanas atrás

Exato. O problema do brasileiro é que, com essa polarização, a galera generaliza e/ou defende umas ideias em que é tudo ou nada. Tem serviço ruim tanto na iniciativa privada quanto na iniciativa pública.

Fiz o ensino médio no CEFET e a graduação na federal. Cara, tive professores incríveis que dedicavam a vida a isso, mas também tive professores que davam umas 2 aulas no semestre todo, tinham empresa e se dedicavam a ela, em vez de dar aula. Por outro lado, meu pai lutou 10 anos contra um câncer, e o unimed era um lixo, serviu pra nada, enquanto o SUS deu um suporte bem melhor. Um petscan, por exemplo, a gente não conseguiu pela unimed, mas conseguimos pelo SUS. Foi perfeito? Não, mas foi melhor que a unimed. A mesma coisa com essa iniciativa do livro. O app é perfeito? Não, mas é melhor começar algo e ter espaço pra melhorias do que nunca começar. E bem melhor ainda que gastar esse dinheiro com emenda parlamentar pra bancar show no interior, campeonato de futebol, ou qualquer outra firula que dê voto pra um deputado.

Alexandre @compradornato - 3 semanas atrás

Estou começando a ler esse livro agora e não estou tendo nenhum problema.

Eu achei essa iniciativa fantástica e ela deixa claro que o brasileiro não lê menos, ele tem menos opção para leitura. Desde o lançamento, o número de download e de livros em fila de uso mostra que muita gente quer ler, mas as vezes não tem condição adquirir o livro.

Alexandre @compradornato - 3 semanas atrás

Exatamente. Precisamos aprender a valorizar as iniciativas positivas.

Funcionalismo público é o segundo, talvez o terceiro, maior câncer do Brasil!

KGB @KGBA - 3 semanas atrás

Você é aquele que tentou passar no concurso e não conseguiu

Sai fora, vai jogar praga em outro.

Gracas a Deus empreendendo desde os 21 e no setor privado desde os 17 anos de idade.

Paulo @25rz5jwy - 3 semanas atrás

Calma lá, Finch

Gutto @s31l1a2 - 3 semanas atrás

90% dos empreendedores que conheço é gente que se ficar doente um mês, talvez dois, quebra.

Espero que não seja o seu caso.

O setor privado ainda me da a segurança e estabilidade financeira. Me da convenio bom, beneficios e tal.

O empreendedorismo é o que me da a chance de enriquecer. Tenho certeza que precisa muito de mim, mas hoje precisa menos do que já precisou.

editado em 7 de jun. de 2026 14:33

Você pode não precisar, mas seus funcionários (se tiver) podem, seus clientes podem precisar, muitas pessoas do país onde vc vive precisam, aliás, o básico como saúde, moradia, educação, tinham que ser a base, não o topo a ser alcançado! Mas de repente ter esse básico como luxo faça muita gente se sentir "vencedor na vida", é o sabOr prosperidade!

Hugo @23bynyb2 - 3 semanas atrás

o primeiro é o próprio brasileiro, que em toda e qualquer oportunidade quer tirar vantagem e subir na vida, jogando tudo e todos pra baixo dele, fazendo tudo em interesse próprio e depois reclama que o país é uma merda porque os outros fazem a mesma coisa

Condé @delibr - 3 semanas atrás

algum livro que presta nisso ai para indicarem?